Seu especialista já está envolvido na sua agência de lançamentos e você já possui todas as informações necessárias para dar início a produção de conteúdo, então, qual é o próximo passo?
Seguindo a nossa Trilha do Expert, o processo que envolve todas as etapas essenciais para montar a linha de produção da sua agência 360º, a fase seguinte consiste na execução do Método Starter.
O Método Starter foi desenvolvido para auxiliar o expert a gerar material consistente e de qualidade e, embora seja extremamente simples, traz muita assertividade, engajamento e, o mais importante, conversão para o seu negócio digital.
Este processo deve ser utilizado assim que o especialista entrar na empresa para ajudá-lo a ter criatividade na produção de conteúdo digital, organizar os procedimentos, tanto do expert quanto o da agência, e para facilitar o entendimento entre ambos.
Como o método funciona?

O Método Starter é composto por três fases: Alinhamento, Preparação e Mão na Massa.
Fase de Alinhamento
Nesta fase inicial, realizamos dois exercícios extremamente importantes para a criatividade do especialista, de forma a encontrar temas assertivos que vão engajar e gerar conversão
futuramente. O ponto principal nesta etapa é desbloquear as travas do expert, principalmente se ele possui dificuldades em saber qual conteúdo produzir.
- No exercício 01, vamos listar:
➥ 10 dores;
➥ 10 sonhos;
➥ 10 objeções (O que trava o especialista de adquirir um produto/solução específica);
➥ 10 crenças (O que a pessoa acredita. Tem relação com o meio cultural).
✶ Caso prefira, você pode listar mais ou menos de 10 fatores para cada item, tudo depende da sua capacidade de produção.
Você deve utilizar estes pontos para definir 3 temas para cada, que serão os conteúdos chave, ou seja, as ideias centrais do conteúdo do seu especialista. A partir deles, será possível desmembrar diversos outros tipos de materiais que podem contribuir para o projeto.
- No exercício 02, nós faremos um estudo e um planejamento de gatilhos mentais para deixar os materiais mais didáticos e persuasivos. É importante adaptar o expert e o público a esta linguagem para que o último não estranhe a comunicação do especialista.
Lembre-se que os gatilhos mentais não tem apenas a função de vender e que podem, e devem, ser utilizados de maneira responsável e positiva, pensando na audiência. Esta técnica trará um conteúdo mais elogiado e com mais engajamento para o seu expert.
Estude quais são os gatilhos mentais que mais se conectam ao seu especialista e ao conceito dele para enriquecer o conteúdo. Quais são as histórias que ele pode contar para exemplificar o trabalho que ele apresenta?
Converse com o seu expert para realmente entender o conteúdo e o nicho dele. É importante estar presente para o especialista para conseguir produzir.
Tempo de execução desta fase: Nesta primeira etapa do Método Starter, você levará cerca de dois a três dias úteis para finalizá-la.
Fase de Preparação
Após ter definido os pontos de alinhamento, você deve começar a se preparar para o início da produção de conteúdo. Os passos desta etapa incluem:
- Quais serão os canais? – Estabelecer quais são as plataformas que vocês vão abordar. E-mail, blog, entre outros.
- Definir a linha editorial e formatos – A linha editorial é, basicamente, a essência do conteúdo do especialista e deve estar alinhada ao propósito. Após defini-la, você deve estabelecer os formatos do conteúdo para cada canal, sempre pensando no conforto do expert.
- Definir cronograma do especialista para conteúdo chave – Nesta etapa, você deve inserir a planilha de produção. Organize o planejamento de conteúdo por canais, datas e o que deve ser feito em cada dia para estas plataformas.
Também é extremamente necessário na definição desse cronograma o conceito chave do expert. Coloque os temas que serão abordados para que os demais conteúdos comecem a fluir na agência.
- Setup de gravação – Providencie os equipamentos, programas necessários e organize o local de trabalho do especialista, caso ele precise. Quanto mais for otimizado o processo, melhor.
Tempo de execução desta fase: A segunda etapa costuma levar de 5 a 15 dias para ser finalizada, uma vez que pode haver a necessidade de comprar equipamentos e fazer as instalações.
Fase de Mão na Massa
Esta é a etapa em que o especialista vai começar, de fato, a gerar conteúdo conforme o cronograma. A agência de lançamentos, por outro lado, se encarrega do processo de Produção, Derivação e Gestão, o que inclui criação de arte, conteúdos chave, programação de postagens, entre outros.
Nesta fase, você e o expert vão começar a produzir conteúdos para, futuramente, transformá-los em ainda mais conteúdos juntos.
Tempo de execução desta fase: Esta etapa não possui um tempo específico de execução, uma vez que, a partir do início, o processo não para mais.

O Método Starter, realizado da forma correta, permite que você comece um lançamento em até 30 dias, tranquilamente. Mas não se esqueça que este é um processo que deve ser realizado sempre que necessário, com atualizações constantes para que ele se mantenha correto.
Com o conhecimento adquirido deste método e a finalização do processo de Onboarding, já é possível aplicar esta etapa junto ao seu especialista. Uma vez que a execução é realizada conforme as especificações, nada impede que você siga com confiança para o próximo passo da Trilha do Expert e vá ainda mais longe com o seu negócio digital!