Apresentação da sua agência: O que você precisa fazer

É comum que muitas agências de lançamentos tomem a iniciativa de procurar por parceiros pelos mais diferentes meios, porém, durante o processo de prospecção de especialistas, existem alguns pontos importantes que devemos nos atentar para garantir a parceria ideal para a empresa.

Aqui no blog, nós já destacamos os fatores que envolvem a busca e o primeiro contato com o expert no nosso Manual de aproveitamento do Portal Lansei, onde explicamos sobre a necessidade de deixar claro para o expert do que se trata a agência, quais são os objetivos a serem alcançados com a parceria, além de outros elementos que envolvem este trabalho em conjunto.

No entanto, como se portar de maneira assertiva e passar segurança para o especialista durante essa primeira reunião, tão determinante para o futuro do seu negócio?

Através de uma apresentação organizada, clara e objetiva, é possível expor todas as informações necessárias e demais pontos que você deseja compartilhar com o seu expert, de modo a convencê-lo a atuar junto ao seu negócio digital. 

Essa apresentação auxilia tanto no seu desempenho durante a reunião – proporcionando mais confiança e organização na sua oratória -, quanto no entendimento e garantia para o expert. Logo, aprender como desenvolvê-la da melhor forma é essencial!

Prospecção

Tudo começa com o processo de busca por uma parceria que se encaixe com os objetivos do seu negócio. 

Muitos empreendedores optam pelas redes sociais, como o Instagram, neste momento de procura. No entanto, uma opção interessante e mais prática é o Portal Lansei, onde especialistas e agências têm acesso a diversos perfis de profissionais do mercado digital e podem encontrar o match perfeito para os seus respectivos objetivos.

Uma vez que você, como representante de uma agência de lançamentos, encontra um expert alinhado com os seus propósitos, realiza o primeiro contato com ele e mantém uma comunicação constante, é hora de se preparar para apresentar a proposta de parceria.

Esta apresentação é importante para mostrar ao especialista todos os fatores que podem ajudar a convencê-lo a se tornar o seu parceiro de negócios, e é ainda mais necessária caso o especialista tenha sido encontrado através de uma rede social e não possua nenhum conhecimento a respeito de lançamentos digitais.

Organizando a apresentação

Empresário organiza a apresentação da sua agência de lançamentos digitais

Primeiramente, você precisa pensar em quem é este especialista, uma vez que todos os dados utilizados para montar a apresentação devem ser inseridos com base no universo deste expert. Feito isto, você pode reproduzir a seguinte estrutura:

  • Capa – É possível inserir uma foto da sua agência, do próprio especialista ou de algo que seja condizente com o nicho dele nesta parte. Este critério fica à sua escolha.
  • Breve resumo da sua agência – Procure explicar um pouco sobre a trajetória da empresa, do que ela se trata, objetivos, resultados e a forma como ela atua no mercado digital atualmente.

             Não se prolongue demais nesta etapa, uma vez que a sua prioridade deve ser apresentar o seu propósito e o que você já realizou. Caso o especialista queira saber mais, ele perguntará.

  • Apresente os valores da agência – É interessante mostrar palavras presentes no código de valor da empresa e destacar pelo menos duas que você considere mais importantes, de preferência que tenham conexão com o seu especialista.
  • Explique sobre o produto digital –  Caso o expert nunca tenha realizado um lançamento e nem tenha conhecimento sobre o que é um produto digital, nesta fase da apresentação você deve esclarecer estes pontos de forma sucinta. 

             Utilize esta etapa para já começar a alinhar as expectativas do especialista, mostrando para ele tudo o que um produto digital pode proporcionar, como: liberdade, autoridade, ganhos financeiros, aumento da audiência, entre outros. 

            Apresente os pontos positivos, mas também não se esqueça de mostrar os desafios.

  • O papel da sua agência nas parcerias – Este é o momento de descrever os fatores que são de responsabilidade da agência, como toda a parte estratégica, por exemplo. No entanto, mostre um panorama geral para que a sua apresentação não fique maçante, mas fluida.
  • Apresente os cases – Escolha um dos cases dos especialistas que você já possui ao seu lado para fazer uma breve apresentação dos produtos e lançamentos que vocês já realizaram juntos, destacando números gerais.
  • “Quebre o gelo” – Uma dica interessante para adicionar a sua apresentação é alguma descontração ao longo dos slides para aliviar a tensão e conquistar mais ainda a confiança do especialista.

            Um exemplo é simular um post nas redes sociais da sua agência a respeito do expert, dizendo que esta foi a postagem que obteve mais engajamento.

  • Outros projetos – Caso o especialista tenha interesse em saber um pouco mais sobre outros projetos, apresente brevemente a experiência que a sua agência já possui em diferentes nichos. Se necessário, abra junto a ele outros cases para mostrar como a empresa atua.

            Caso você ainda não possua nenhum case, insira nesta parte alguns do mercado, de preferência do mesmo nicho que este especialista pertence, mas não se esqueça de deixar claro que estes resultados não são seus!

  • Projeto do especialista – É neste momento que você começará a falar sobre o projeto com o especialista, contando um pouco sobre esta oportunidade, junto a uma pequena explicação do que você preparou para este trabalho.
  • Pesquisa – Apresente uma pesquisa que você realizou a respeito do conteúdo que o especialista já possui, como por exemplo uma número de views dos vídeos do expert no YouTube e posts que tiveram um bom engajamento. O importante é mostrar dados que você apanhou sobre o trabalho dele.
  • Conclusão da pesquisa – Através dos resultados que você obteve, mostre qual seria o foco principal do projeto e alguns conteúdos que poderiam entrar como complemento, bônus ou, até mesmo, em um segundo momento. Mostre também qual seria o público alvo e o valor de ticket sugerido.

             Caso o seu expert esteja começando do zero, apresente uma pesquisa do nicho, destacando o potencial e as oportunidades do especialista.

  •  Estratégia – Não é necessário inserir na apresentação todos os detalhes da estratégia, mas a ideia do que a agência gostaria de executar.
  • Por que você acredita nesta parceria – Explique os motivos que te levam a crer que a sua agência e o expert estão alinhados, além dos objetivos que você tem em relação a levar este projeto adiante e por que o especialista deveria aceitar uma parceria com a sua agência.
  •  Formato da parceria – Aqui não há necessidade de falar de negociação, embora você possa. O mais importante é mostrar qual é o formato desta parceria, destacando os papéis da agência e do expert neste trabalho em conjunto.
  • Próximos passos – Nesta etapa você pode propor uma reunião de alinhamento e “tira dúvidas”, junto a apresentação de estratégias e cronograma de tarefas. Mostre que você deseja aprofundar esta conversa em um futuro encontro.

O que você precisa se atentar

Lembre-se que o modelo apresentado é apenas uma ideia e você não precisa segui-lo à risca. Use sua criatividade na hora de montar a sua apresentação e a personalize de acordo com o seu especialista, para que assim, ela fique ainda mais certeira.

O objetivo principal é estabelecer uma linha de pensamento e comunicação com o expert, independente do tamanho dele, destacando os pontos de atenção para cada situação.

Foque em uma apresentação formal e profissional para ganhar credibilidade, mesmo que você ainda esteja começando o seu negócio digital. Busque informações do mercado, encontre meios de mostrar oportunidades e seja sincero a respeito do ponto onde o seu negócio se encontra atualmente.

Não se esqueça também que, pelo fato da apresentação em slides ser mais sucinta, você deve aprofundar a maioria das informações na sua oratória. Faça questão de não se prolongar muito, mas não deixe de explicar o necessário.

Por último, não deixe de mencionar que esta primeira fase funcionará como uma avaliação para ambas as partes e que, após a finalização, as duas devem decidir se desejam continuar com a parceria ou não.

Dicas extras

Seguem algumas dicas adicionais que podem te ajudar a preparar esta apresentação:

  • Não é necessário se preocupar tanto com a parte visual;
  • Evite apresentações com textos muito grandes. Seja pontual;
  • Execute esta tarefa o quanto antes! Em uma tarde você consegue finalizá-la;
  • Pense no que você quer falar para mostrar o valor dessa parceria.

Por fim, não se esqueça que este momento necessita de atenção e dedicação da sua parte para que você consiga fechar um contrato teste com o seu especialista em potencial. 

Uma apresentação clara e objetiva, seguindo uma linha lógica, pode mudar o jogo e convencer o expert a confiar no seu negócio, portanto, faça questão de desenvolver esta questão da melhor forma possível. 

Para firmar uma parceria, não é tão difícil. Tudo o que você precisa é saber dialogar com o expert da maneira certa!

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