Como descobrir se a sua parceria vai dar certo?

Quando fechamos uma parceria, logo lidamos com a vontade de assinar um contrato definitivo, dar início aos projetos e partir para o primeiro lançamento. No entanto, como saber se esta parceria vai, de fato, dar certo? 

Por mais que você tenha sido criterioso (a) no processo de seleção, só é possível entender se o expert realmente se encaixa no perfil do seu negócio digital ao partir para o campo de batalha. 

Pensando nesta possibilidade de falha e a fim de evitar possíveis prejuízos no futuro, foi criado o método do Lançamento Teste, que não se trata de um lançamento de fato, mas de um processo de validação da parceria com o especialista, validação do produto, estratégia, mercado, entre outros. 

Através dele, é possível ter uma ideia do que esperar da parceria a longo prazo.

Por que não abrir mão deste processo?

Empresário avaliando se é necessário realizar o lançamento teste para avaliar a parceria

Para alguns empreendedores, pode parecer perda de tempo realizar um lançamento teste ao invés de um definitivo, mas não é bem assim. Pense que, em alguns casos, é necessário “perder tempo” no início do que esperar e também perder dinheiro mais a frente.

Por isso, mesmo tendo filtrado muito bem os candidatos, escolhido um especialista de grande alcance e que pareça muito promissor, não deixe de avaliá-lo logo no começo da parceria para evitar problemas futuros.

Início do Lançamento Teste

Equipe da agência se organiza para realizar o lançamento teste com a parceria

Após entender a sua importância, vamos partir para a execução desta etapa. Lembre-se que ela deverá seguir a Trilha do Expert para ser iniciada de fato e manter a sua eficácia.

O Lançamento Teste se encontra na fase três da trilha, que é justamente quando colocamos a “mão na massa”, e sua execução ocorre de forma simultânea a produção de conteúdo do especialista e ao auxílio da sua equipe na produção.

Embora seja apenas um teste, este processo ocorre da mesma forma que um lançamento normal, contendo todas as etapas necessárias para a sua execução, sendo elas:

Pré-produção

Traçar a estratégiaRealizar a reunião de alinhamento com o especialista Realizar a reunião de briefing com a equipe Reunião interna para apresentar estratégias e metas Organização de demandas

Produção

Material base do lançamento (copys, páginas, criativos, vídeos, etc.).

Execução

Acompanhar o decorrer do lançamento Criar ou ajustar pontos de melhoria Onboarding de alunos

Pós Lançamento

Agradecimentos Debriefing Fechar grupos de Whatsapp Trocar banner nas redes sociais Trocar links da bio

Você também deve escolher um tipo de lançamento para rodar o seu teste baseado no momento em que seu expert se encontra. Considere pontos como tempo de mercado, autoridade e ausência de produto para analisar e tomar a sua decisão. 

Não se esqueça de seguir todas as etapas do processo para mostrar o seu profissionalismo e entregar todo o resultado que você puder durante este lançamento teste.

Durante a fase de teste

A agência produz conteúdo junto com o expert no decorrer desta etapa de avaliação. Lembre-se que a fase de teste serve para realizar a avaliação das duas partes, portanto, você deve agir exatamente como manda o seu modelo de negócios. Não entregue o mínimo por não se tratar de um lançamento de fato. Use este momento para dar o seu melhor!

Investimento e o que esperar do resultado

O melhor para se investir durante esta etapa é um valor que você possa perder para garantir que não haverá prejuízos. Portanto, não faça gastos exorbitantes para este processo.

É interessante também focar em realizar a primeira venda, independente de outros fatores, como tamanho do expert, avaliação da oferta ou produto e o fato de este ser o primeiro lançamento com o especialista. O importante é alinhar as expectativas e validar a primeira venda.

O que avaliar para decidir se a parceria deve continuar

Empresários avaliam se devem continuar com a parceria

Para decidir se vale a pena seguir com a parceria, existem alguns pontos que você deve analisar. São eles:

  • A dinâmica do expert durante o lançamento – Avalie se este especialista realmente coloca a “mão na massa”, cumpre os prazos e se está envolvido no projeto.
  • A qualidade do trabalho do especialista – Você deve analisar se o conteúdo do expert realmente possui qualidade e algum diferencial. Também é importante avaliar se ele consegue engajar o público e a sua dedicação ao projeto, além de entregar o máximo que pode. 

Outro fator importante para a análise é observar se o especialista se esforça para superar as próprias dificuldades.

  • A personalidade do expert – Observe se ele age de modo educado, profissional e se foi agradável trabalhar em união durante este período. Pode parecer irrelevante, porém, o comportamento do especialista pode ditar como será a convivência de vocês dois dali por diante. 
  • Nicho, subnicho e demanda – O lançamento teste é o momento em que você vai conhecer melhor a audiência e o nicho para realizar uma avaliação bem aprofundada.
  • Resultado do Lançamento – O total de vendas não precisa se tornar o fator decisivo para definir se a parceria deve continuar ou não. Se os outros itens foram bem avaliados, porém o lançamento não vendeu bem, este motivo não tem que ser o único para a sua decisão.

É preciso avaliar todo o contexto para entender se foi de fato um bom resultado, incluindo todos os pontos citados acima, para então decidir se a parceria terá ou não futuro, de acordo com o que as partes esperam.

Não se esqueça que a sua agência também será avaliada. Ao final do lançamento teste, tanto o especialista quanto a empresa estarão livres para decidir se desejam continuar com a parceria ou não. 

Caso o expert não queira dar continuidade, não tem problema. Este processo serve para evitar que você tenha dores de cabeça no futuro, além de mais segurança na hora de firmar um contrato.

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Mesmo que um ótimo resultado seja um bom indício do futuro da parceria, o objetivo final do lançamento teste não é somente o lucro, mas também a avaliação da parceria e constatação se ela é viável para o negócio no momento atual.

Com ele, é muito mais fácil ter um panorama completo do Expert: como ele atua e o que esperar caso o contrato definitivo seja assinado. 

Considere a possibilidade de implementar este processo na sua agência para ter ainda mais assertividade na hora de finalmente fechar a sua parceria e investir no futuro da sua empresa!

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