Boas Práticas de Curadoria de Especialistas

Quando fazemos uma estruturação de negócio, um dos primeiros pontos que devemos nos atentar é a curadoria. Tratando-se de uma agência de lançamentos, queremos trazer o especialista ideal para nossa empresa, afinal, de nada adianta ter alguém que não possui viabilidade de negócio, não entrega o material necessário, tem um nicho muito pequeno ou pouco promissor e, até mesmo, que não tenha afinidade com os seus valores. Ao fazer a escolha errada do nosso especialista, acabamos perdendo tempo, dinheiro e energia investindo em melhorar alguém ao invés do nosso próprio negócio.

No portal Lansei, você possui acesso a diversos experts que procuram empresas para fechar parcerias e tem a oportunidade de encontrar um match perfeito para o seu negócio. Por isso, entender melhor como funciona o processo de curadoria de um especialista permite que você utilize a plataforma em benefício da sua agência.

Portanto, vamos entender como realizar essa análise?

Curadoria do Expert

Empresária entrevistando uma especialista durante o processo de curadoria.

 

Para ter um negócio de longo prazo no digital é necessário alinhar as expectativas com a sua parceria e respeitar o processo que envolve a produção de resultados. A partir disso, podemos definir o modelo de negócios e realizar a execução da parte estratégica, o que só é possível se o expert estiver alinhado com a sua mentalidade para gerar uma ambiência que proporcione crescimento.

E para identificarmos se você encontrou o especialista ideal para estabelecer uma parceria, existem alguns pontos que devemos nos atentar. São eles:

Alinhamento de expectativas

Primeiramente, o expert precisa entender que haverá muito trabalho e que é necessário dedicação, além de consciência de que o resultado não deve ser considerado como responsabilidade da agência. Ele também deve possuir um alinhamento de expectativas e entender que haverá resultado, porém, que existe um processo de aprendizagem e crescimento, além de um tempo a ser dedicado para isso.

De início, é muito simples dizer que a agência e o especialista estão alinhados, pois há muita empolgação para “fazer acontecer”, no entanto, na prática não é bem o que acontece. Sempre realize um lançamento teste para entender se esta é a parceria ideal para o seu negócio e, além disso, durante a sua primeira entrevista com o expert, busque descobrir quais são as prioridades, disposição de tempo e comprometimento dele. Caso você entenda que ele não está realmente entregue ao propósito do seu negócio, considere isto como um alerta.

Valores

É importante tomar decisões segundo os seus valores, que devem ser compartilhados pelo seu especialista. Pode parecer complicado descobrir se estes pontos estão em sintonia, no entanto, basta ter uma conversa sincera sobre o assunto, onde você pode perguntá-lo sobre isso. Procure também realizar reuniões e, durante o lançamento teste, esteja atento para conferir na prática se esta pessoa está realmente alinhada aos seus princípios e objetivos.

Disposição para construir um negócio de verdade

O expert deve desejar construir um negócio sólido, e não encarar a parceria como uma mera experiência. Deve haver vontade de crescer, desenvolver uma audiência e trabalhar para gerar resultados. Além disso, também é importante que ele esteja disposto a fazer as coisas da maneira certa, como abrir um CNPJ, emitir notas fiscais, criar um bom produto, prestar atendimento e realizar as demais práticas que envolvem um bom negócio.

Capacidade de Produção

Dedicar-se integralmente é essencial. Um negócio demanda tempo e entrega do expert para a elaboração dos mais diversos conteúdos que devem ser produzidos. Se a pessoa não tiver tempo para se dedicar, é provável que ela não seja uma boa especialista, e portanto, você deve analisar o quanto o seu expert está disposto a investir na parceria.

Nicho

Você deve entender que não é possível lançar qualquer pessoa em qualquer nicho. Além disso, mesmo em bons nichos de mercado, é preciso conhecer as limitações de cada um, pois temos micro nichos e macro nichos. Ao fazermos a avaliação desta etapa, devemos analisar o tamanho do nicho, a possibilidade de precificação – ponderando como colocar um ticket mais alto e/ou um ticket mais baixo – além da possibilidade de fazer uma esteira de produtos. 

Tudo isso impacta na sua escala, logo, você deve procurar negócios com maior viabilidade.

Expertise/ Autoridade

O especialista é realmente uma autoridade? Ele possui propriedade em algum assunto específico? É importante analisar essas questões, pois elas vão refletir no produto e, principalmente, no conteúdo. É fácil fazer um produto com meia dúzia de conhecimento, no entanto, na hora de aprofundar o assunto, desenvolver uma narrativa e criar conteúdos, é que finalmente vemos a necessidade de um especialista que saiba do que está falando. É aí que está o diferencial!

Avalie o conteúdo do especialista através do que ele disponibiliza de material na Internet ou através do histórico profissional.

Poder de transformação

Além de ser um expert, a pessoa também deve conseguir transformar a vida de alguém. É necessário que ela saiba elaborar um passo a passo que seja aplicável, tanto no negócio, quanto na vida pessoal. Sem um poder de transformação, não tem como criar um bom produto, gerar depoimentos e, nem mesmo, prosperar com a sua empresa.

E como descobrir se a pessoa possui esse poder? Basta investigar como ela obteve determinado resultado. Pergunte e busque entender sobre a trajetória até o ponto final para definir se é possível elaborar um passo a passo que leve outras pessoas ao mesmo destino. Outro ponto é realizar uma espécie de MVP e testar com um produto mais simples.

Personagem atrativo

Esta é uma grande necessidade no mercado atualmente. Um personagem atrativo é uma pessoa que possui uma boa comunicação, carisma e algo em especial que a conecta e chama a atenção do público. Ela deve ser capaz de liderar, ser ouvida e passar confiança, mesmo não possuindo a melhor performance.

As fraquezas também podem ser trabalhadas e desenvolvidas para que o expert desempenhe um papel melhor. Algumas opções interessantes são terapia, programas de mentoria e cursos voltados para estas questões.

É importante que você leve todos estes passos em consideração para realizar uma curadoria eficaz e que te ajude a achar o especialista ideal. E não se esqueça de, ao procurar por uma parceria, não ter medo de não fechar um negócio. Foque em entrar em um bom projeto ao invés de lidar com uma possível decepção.

E o que você deve observar na sua empresa para atrair um bom especialista?

Empresária pensando no que deve observar na própria empresa para auxiliar no processo de curadoria.

Os experts também realizam suas curadorias. Além de pontos semelhantes, como alinhamento de expectativas, valores, disposição para construir um negócio de verdade, modelo de negócios e poder de execução, o especialista também vai avaliar a clareza de processos e resultado/ambiência da sua empresa. 

Um expert costuma analisar se o seu negócio disponibiliza o direcionamento que ele necessita, se a agência possui a capacidade de resolver os problemas através dos processos e se existe clareza de qual o caminho seguir para obter um projeto bem sucedido.

Os resultados também são um ponto importante que eles se atentam na hora dos processos de curadoria. Caso você ainda esteja iniciando no mercado e não tenha nenhum resultado até o momento, mostre para o especialista que você possui tudo o que é necessário para conseguir. Apresente seus processos, valores alinhados, um bom modelo de negócios e que você é capaz de estruturar com ele um projeto de maneira eficaz. Organize os ambientes em que você está para passar ainda mais credibilidade.

Problemas comuns em parcerias

Uma curadoria mal feita pode resultar em uma parceria de fracasso. Alguns dos problemas que uma empresa e o expert podem ter ao falharem nesta análise, são:

  • Uma das partes não reconhecer a importância da outra;
  • Uma das partes não fazer o que precisa ser feito;
  • Uma das partes não querer investir;
  • Uma das partes não confiar na outra parte;
  • Não existir clareza das obrigações/ limites de cada parte.

Atente-se ao processo para não se tornar vítima de um destes problemas.

E onde encontrar a parceria ideal?

Após o processo de curadoria, um empresário e um especialista firmam uma parceria.

 

Portal de Agências Lansei

O Lansei permite que, tanto empresas, quanto experts, busquem as parcerias ideais para o que aspiram no mercado, portanto, garantir que a sua página esteja bem apresentada pode contar muitos pontos para o seu negócio. É importante lembrar que a sua agência também está sendo analisada, e como a curadoria acontece dos dois lados, é indispensável possuir um perfil atrativo para que especialistas em potencial desejem firmar uma parceria com você.

Atualize o perfil da sua empresa, coloque sua página em destaque e realmente dedique um momento do seu dia para tornar a sua empresa atrativa na plataforma. Aproveite esta oportunidade simples e eficaz que o portal te proporciona para atrair bons especialistas e investir no seu negócio!

E que tal começar agora?

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Fire Festival 2022

Outra opção interessante para encontrar bons especialistas e agências são os eventos voltados para os lançamentos digitais, como o Fire da Hotmart, por exemplo, onde você tem a chance de conhecer diferentes profissionais e trocar experiências que podem resultar em parcerias. Uma vez que você se conecta com pessoas cujo os objetivos estão alinhados aos seus, fica muito mais fácil encontrar um expert essencial para o seu negócio e seguir rumo aos resultados.

 

A curadoria é a base de um projeto e, ao compreender a sua importância, é possível evitar os mais diversos tipos de transtornos que podem atrapalhar o crescimento da sua empresa. Sempre busque realizar esta etapa de forma calma e precisa para tomar a melhor decisão e firmar uma parceria duradoura e de sucesso. O que realmente deve ser levado em consideração no final das contas, é o futuro promissor que você e o seu expert podem conseguir juntos no seu negócio.

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