Modelo de negócios – Importância e como definir

Quando decidimos investir no digital, diversos pontos importantes a respeito dos nossos negócios começam a aparecer. E não teria como ser diferente. Para nos posicionarmos no mercado, é necessário definir algumas pautas que farão grande diferença no decorrer da vida empresarial, e uma delas é a definição de um modelo de negócios para a agência.

Uma coisa é certa: quanto mais estruturada for a sua empresa, maior a possibilidade de sucesso ao que se propõe. Por conta disso, é indispensável definir um processo produtivo que proporcione clareza nos procedimentos e gere resultados para o empreendimento, e é justamente aí que entra um modelo de negócios bem estipulado.

A importância da estruturação de um modelo de negócios

empresário pensando em como estruturar seu modelo de negócios

Muitas pessoas podem pensar que a definição de um modelo de negócios não é tão importante para a empresa no primeiro momento. No entanto, este é um dos passos primordiais para se inserir no mercado digital.

Com um padrão bem estruturado e ajustado, você traz mais clareza para a sua agência, além de uma base sólida e concreta.

A linha de produção bem definida facilita a execução dos processos e torna os desenvolvimentos mais assertivos, independente dos nichos a serem trabalhados. Dessa forma, não é necessário realizar procedimentos diferentes para cada produto, o que seria muito mais complexo e trabalhoso.

Como definir um modelo de negócios para a sua agência

empresária definindo o modelo de negócios da sua agências

Antes de estabelecer um modelo para a sua empresa, é preciso conhecer alguns existentes no ramo para descobrir quais possuem mais pontos que podem ser adaptados ao seu empreendimento.

A especialista Ellen Salomão identificou três tipos de padrões no mercado. São eles:

1. Agência 360

Atua ativamente em 4 pilares  ➡  Lançamentos; Atendimento; Produto; Conteúdo.

Tipo de expert  ➡  Com ou sem autoridade.

Vantagens  ➡  Controle; Fidelização; Negociação; Experts.

Desvantagens  ➡ Estrutura; Complexidade.

2. Agência apenas de lançamentos

Possui somente 1 pilar  ➡  Realiza apenas lançamentos. 

Tipo de expert  ➡  Com autoridade.

Vantagens  ➡  Menos complexo; Especialista em estratégia.

Desvantagens  ➡  Negociação; Fidelização; Controle.

3. Agência mista

Os pilares são indefinidos  ➡  Os pilares e a quantidade são da sua escolha.

Tipo de expert  ➡  Depende do que você deseja.

Vantagens  ➡  Flexível.

Desvantagens  ➡  Flexível.

É importante refletir sobre o que faz sentido para o seu negócio e também se encaixa no seu perfil dentro destes padrões. Deste modo, é mais fácil montar o modelo perfeito para a sua agência, o que facilitará a execução dos processos da sua produção.

Lembre-se que não existe certo ou errado, uma vez que este mercado ainda está em construção e cabe a cada empreendedor adaptar as questões que o envolvem dentro da própria realidade.

Outros aspectos para definição

Além dos modelos já existentes, também temos alguns elementos que devem ser levados em consideração no momento da prospecção do especialista e formação da equipe de trabalho. Estes pontos são:

Divisão de investimento

Envolve tudo que você for comprar de mídia paga, contratação de profissionais, contratação de ferramentas e o que mais for necessário adquirir ou contratar para a produção do projeto.

As divisões que podem ser acordadas com o especialista são:

Divisão proporcional de investimento geral;

Divisão proporcional de investimento de tráfego ou outros;

Sem divisão de investimento.

Negociação

É necessário entender a negociação para definir o seu modelo. Ela pode ser feita com o expert das seguintes formas:

Divisão proporcional de faturamento;

Setup + Divisão proporcional de faturamento;

Fixo mensal.

Tipos de contratos

Você pode fechar uma parceria com o especialista a partir das seguintes categorias:

Prestação de serviço;

Onde há um contrato especificando o fixo mensal e os serviços prestados. Não há uma sociedade e o parceiro não faz parte do negócio.

Contrato de parceria;

Há um contrato que especifica que a agência também é dona do projeto. Os dois são parceiros.

Sociedade de Propósito específico – SPE (ou similares);

A agência e o especialista abrem um CNPJ juntos.

Modelo JP.

Criado pelo JP, dono da Hotmart. Envolve a compra do produto do Especialista e o pagamento dos royalties.

Uma vez que estes pontos já estão definidos, é hora de partir para outras questões que podem te auxiliar na escolha do melhor caminho a ser seguido pela sua agência.

Reflita sobre as seguinte perguntas:

➞ Você optará por uma Eugência ou Agência?

➞ O trabalho será executado no formato Home Office ou presencial?

➞ Seu modelo de contratação será CLT ou Freelancer?

➞ Quais tipos de especialistas você deseja trazer para o seu negócio?

➞ Com quais nichos você deseja trabalhar?

empresária com um modelo de negócios bem definido

Definir um modelo de negócios para a sua agência não é uma tarefa  fácil. No entanto, não existe um estilo engessado, uma vez que tudo pode, e deve, ser adaptado para a sua realidade e com o que será mais viável para o seu negócio. É completamente possível modificar aspectos do seu modelo no decorrer das constatações que forem feitas ao longo do tempo.

Um ponto extremamente importante que você deve se atentar quando está ingressando no mercado é: não trabalhe com modelos diferentes para cada especialista! Os experts devem se adaptar ao seu modo de atuação, e não o contrário. Apenas você sabe quais são os limites da sua agência, o que a sua equipe é capaz de fazer e qual método de produção funciona melhor.

E não se esqueça que, para que a definição seja realizada da forma correta, é imprescindível que você seja honesto com o seu momento no mercado, seu perfil como empreendedor e sua situação estrutural. Dessa forma, você estabelece um padrão ideal para alcançar os resultados que precisa.

A decisão do modelo de negócios impacta diretamente na sua atuação no mercado, no desenvolvimento das suas parcerias e demais processos que envolvem a sua ascensão na área. Tenha sempre em mente que, com uma definição assertiva, é muito mais fácil obter sucesso!

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