Quando encontramos um expert alinhado com os nossos valores e objetivos e, decidimos começar a sua avaliação, é hora de dar início ao processo que envolve esta nova etapa.
E para garantir que você terá poder de eficiência e execução neste momento, é necessário “embarcar” o especialista da forma correta na sua agência de lançamentos, para que assim, ele se adapte bem e mostre ainda mais resultados ao longo do tempo.
Este processo que envolve a imersão do expert no seu ambiente de trabalho, de forma a proporcionar a sua melhor performance, é chamado de Onboarding e se encontra na primeira fase da Trilha do Expert .
O que fazemos nesta fase?

Durante esta etapa, a principal atividade é organizar os materiais que dão início ao projeto.
Primeiramente, faça uma pasta da agência no drive e, dentro dela, inclua uma outra pasta para o especialista com todos os arquivos importantes do projeto.
Esses arquivos devem incluir o acervo, ou seja, todas as informações principais do expert, como fotos, logo, Briefing e demais arquivos que servirão para produzir qualquer material do especialista. Dessa forma, é muito mais fácil para a equipe obter acesso aos conteúdos.
O segundo passo é estabelecer o Checklist inicial de Onboarding, que inclui os materiais fundamentais para começar um projeto. Os pontos que você precisa se atentar neste momento são:
- Redes sociais – Você deve decidir se vai usar as mesmas redes sociais do especialista ou se criará novas. Para tomar essa decisão, é necessário analisar bem o projeto para decidir qual é a melhor escolha.
Em seguida, organize os logins e senhas, através dos dados fornecidos pelo expert, caso vocês optem por continuar com as redes sociais já existentes.
Pode ser que, de início, o especialista se sinta um pouco inseguro em fornecer a senha mestre e, por essa razão, é indispensável que no contrato você adicione uma cláusula afirmando que a agência não fará nada sem a autorização dele. Dessa forma, o expert sentirá mais confiança e poderá providenciar as informações de login.
Outra opção é utilizar um programa de compartilhamento de senhas, como o Lastpass, por exemplo. Ele não apenas aumenta a confiança do especialista na agência, como também garante que a equipe não terá ciência das senhas de acesso pessoal, assegurando a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Mas não se preocupe muito com esta questão no início. Com o tempo, o especialista começará a confiar mais em você, porém, ainda assim é interessante fazer o uso do Lastpass.
Caso resolva criar novas redes sociais, lembre-se de fazer um endereço de e-mail específico para utilizar nestas contas. Você também pode trocar o e-mail de acesso às redes do expert, pois assim, ele saberá que você não possui acesso a conta pessoal, além deste feito contribuir também para a organização do projeto.
- Material visual existente – Se o expert já possui logomarca, templates ou qualquer outro material que ele já utiliza, é necessário que ele forneça para a empresa.
No momento em que as produções básicas forem trabalhadas, elas podem acabar sofrendo alterações, por isso, é indispensável que durante o Onboarding ele te libere esses materiais.
- Conteúdo já existente – Ebook, texto, depoimentos e materiais que possam servir de insumo para o projeto. Estes conteúdos podem ser inseridos em pastas específicas que façam sentido para você e ajudem na organização do processo.
- Fotos do Expert – É interessante pedir antecipadamente para que o especialista tire uma série de fotos para o projeto, pois elas serão utilizadas na produção do material do primeiro lançamento.
Uma ideia interessante que você pode adotar é disponibilizar um manual que inclua os tipos de fotos que ele deve produzir, de forma a ajudá-lo nesta etapa.
- Briefings com informações – Estes Briefings englobam perguntas relevantes que você deve fazer para o seu especialista, a fim de realizar a montagem de conteúdos. Peça para que ele escreva as informações com calma, cuidado e detalhamento para que você utilize este material escrito na produção de diversos outros conteúdos.
As informações do primeiro Briefing incluem dados do estudo prévio, realizado no processo de seleção e prospecção. Esses dados são referentes a:
- Nicho/ Subnicho
- Avatar
- História do especialista
- Descrição da especialidade
- Método e resultados
Já as informações do segundo Briefing estão mais ligadas a um contexto filosófico e possuem o intuito de entender o especialista em um nível mais pessoal. Estes dados são baseados nas seguintes perguntas:
- Qual o propósito do expert?
- Filosofia do expert (o que ele acredita?)
- Quais são os valores do expert?
- O que o expert não gosta?
- Quais são os “jargões” do expert? Saudações/ palavras que se repetem
- Nível de agressividade
O tempo estimado para que você produza toda essa atividade é de dois ou três dias úteis, no máximo. O ideal é que você se programe para organizar essas questões nos três primeiros dias que o especialista começar na sua agência de lançamentos. Dessa forma, é possível agilizar os demais processos que vêm em seguida.
E onde encontrar o seu expert?

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Para executar esta etapa de Onboarding, não há muito segredo. O essencial é apenas não deixar de lado o foco na produtividade e seguir a trilha para fazer o seu projeto acontecer. A disciplina, vontade de crescer e confiança no método são essenciais, tanto nesta fase quanto nas próximas.
Mantendo-se no caminho trilhado para este estágio, você estará pronto para partir para as próximas etapas!
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