Por mais que a agência realize um processo rigoroso de seleção e filtragem, incluindo reuniões e diálogos constantes, é inevitável que algumas parcerias simplesmente não funcionem e tenham que ser encerradas.
Todo empreendedor e estrategista, infelizmente, passará por este momento e, por isso, é essencial que aprendam a lidar com o encerramento deste ciclo da melhor forma para ambas as partes.
Inúmeros são os motivos que podem levar ao fim de uma parceria, mas você sabe como identificá-los de modo a não continuar prejudicando o seu negócio digital? E, além deste ponto, sabe como realizar uma rescisão contratual que cubra e assegure tanto a sua agência de lançamentos, quanto o especialista?
Neste artigo, nós mostraremos alguns fatores que você deve se atentar para garantir que a sua empresa siga o caminho certo e encerre, da melhor maneira, processos que atrapalham o seu desenvolvimento no mercado digital.

É importante sempre estar alerta ao que ocorre nos seus projetos de parceria e no comportamento do expert ao longo deste trabalho em conjunto. Com a atenção voltada para estas questões, é mais fácil identificar pontos que possam indicar que o contrato com o especialista deve ser finalizado. Algumas das posturas alarmantes são:
- Desalinhamento de propósitos – Uma vez que o expert demonstra falta de interesse com o projeto e possui a vontade de seguir por caminhos diferentes do que foi planejado, são indicativos de que a parceria não deve seguir adiante.
- Conflito cultural da empresa – Os especialistas e parceiros devem estar de acordo com a cultura organizacional e com o código de conduta da empresa, portanto, quando o expert entra em confronto com essas questões, pode se tornar um fator decisivo para a rescisão do contrato.
- Problemas de relacionamento – Conflitos que não conseguem ser resolvidos e a impossibilidade de resgatar um bom relacionamento também podem levar ao encerramento da parceria, uma vez que inviabilizam o trabalho em conjunto.
- O expert não é tão bom – Infelizmente, este é um problema que ocorre com certa frequência. Muitas vezes fechamos parceria com um especialista, mas ao decorrer do trabalho, ele não se mostra um expert tão qualificado. É claro que os especialistas podem evoluir ao longo do tempo, mas cabe a você analisar se o seu expert possui potencial ou não para o tipo de negócio que você busca.
- O especialista não produz – Após aplicar todos os processos, todo o método e, ainda assim, o especialista não conseguir produzir e gerar conteúdo, não vale a pena seguir em frente com a parceria. A falta de comprometimento do expert compromete todos os outros resultados.
⚑ Um ponto de atenção, que também pode resultar em uma rescisão contratual, é um projeto que não traz a lucratividade necessária para a empresa, mesmo com as ações sendo feitas corretamente. Realize um estudo de caso a respeito deste item para decidir se é viável continuar com esta parceria ou não.
Tenha em mente que todos estes tópicos devem ser muito bem avaliados para que você não encerre o contrato por qualquer motivo. Analise com calma, porém, não se prolongue em situações que prejudicam a sua empresa, principalmente por medo de perder dinheiro.
Processo de rescisão contratual

É melhor que a rescisão contratual seja feita de modo amigável, de forma que você possa abordar o especialista através de uma conversa e os dois possam optar juntos por esta decisão.
Em situações que envolvem justa causa, pode ser que o processo se torne um pouco mais conturbado, no entanto, você deve se manter firme na sua escolha. Lembre-se que o contrato firmado no início da parceria é o que define os moldes da rescisão, então não deixe de conferi-lo e de recorrer a este modelo uma vez que necessário.
Por último, assim que a decisão de encerrar a parceria for tomada, não deixe de assinar o documento de rescisão contratual para evitar problemas futuros. Procure um advogado que possa te auxiliar durante este processo e que assegure os direitos da sua agência de lançamentos.
Encerramentos de contratos são comuns em qualquer formato de negócio, afinal, quando alguém não se encaixa nos objetivos da sua empresa, a melhor decisão para os dois lados é finalizar o trabalho em conjunto.
O desenvolvimento e crescimento exponencial da agência de lançamentos sempre deverão ser prioridades dentro da sua jornada no mercado digital, portanto, não hesite em realizar ajustes e cortes quando for preciso. Para atingir os resultados desejados, um empreendedor deve ter consciência do que é o melhor a ser feito pelo seu investimento.
Por onde começar de novo?

Após o encerramento de uma parceria, é normal sair em busca de novos parceiros de negócio. Se o que você deseja é tentar atingir os seus objetivos novamente, porém, com um novo parceiro, não deixe de acessar o Portal Lansei!
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